quinta-feira, 6 de maio de 2010

[Sacodindo a Poeira]

Eu disse que voltaria. Certo, não disse quando. Mas deixei claro que voltaria. E voltei.

Com novidades que já não são tão novas assim. Mas que ainda servem para atualizar este cantinho simpático e doce que é meu blog.
Senti saudades. Não vou mentir, por um tempo foi tanta coisa acontecendo ao mesmo tempo, tanta novidade e tanta gente nova que conheci que cheguei até a esquecer daqui.
Mas já faz um tempinho que ando pensando em voltar. Pois bem, voilà. Aqui estou.

Da última vez que estive aqui, eu ia prestar a segunda fase do vestibular da Unicamp. É. Passei. Em 14º lugar. Excelente, para quem já nem lembrava mais o que era Física. Química eu nunca soube.

E aí foi um tal de corre daqui, corre pra lá, corre pra cá, corre de volta pra lá... Fazer matrícula, procurar lugar para ficar, procurar lugar barato para ficar, não achar lugar barato para ficar, ficar no lugar que não é barato mas que é o único lugar... Dia 8 de março começaram minhas aulas.
Lingüística, Unicamp. Só para situar.

Aí começou. Oi, prazer, meu nome é Tatiana, e o seu?. Oi, sou a Tatiana, e você?. Oi, Tatiana, e você? Oi, Tatiana. Oi, Tati. Tati. Só Tati.

Ufa! Nem fazendo uma lista eu seria capaz de lembrar de todos os nomes e muito menos das caras de todo mundo que conheci em uma, duas semanas. Até em festa eu, a anti-social, a que não gosta do ambiente, fui. E me diverti.

Cinco matérias de nomes escalafobéticos: História das Idéias Lingüísticas, Introdução aos Estudos da Linguagem, Linguagem e Investigação em Ciências Humanas, Textos em Teoria Crítica e Historiografia Literária, Pesquisa XII: Historiografia Literária. E Latim I. Decoraram? Nem eu. Só mesmo os nomes dos professores.

Suzy Lagazzi. História (...)
Wilmar D'Angelis. Introdução (...)
Sirio Possenti. Investigação (...)
Marcos Siscar. Historiografia Literária. As duas.
Marcos A. Pereira. Latim I

Tirando a aula de Latim, é assim que vocês vão me ver referindo às aulas. "Aula do Sirio", "Aula do Wilmar", "Aula do Ciscando". É. "Ciscando". Os motivos não vou dizer. É antiprofissional.

Empolgação. Animação. Sala pequena, 18 alunos. Eram 19, mas um desistiu.
Anti-social ou não, exercitei minha sociabilidade. Conheci o Paulo, o Claus, a Liciane. E mais um monte de gente que ocuparia uma página inteira deste blog só para citar os nomes.

E eu, numa kitinete do tamanho de uma cozinha, do lado do campus. Cama, armário, mesa para o computador, TV, pia, fogão, geladeira. Tudo muito bem encaixado, senão não cabe.
Sozinha, muito obrigada. Não, eu e o Ju estamos bem. Só que ele continua dando aulas de inglês (a agência de viagens já se foi faz tempo) e não quis sair de São Paulo. Nos vemos aos fins de semana, alternando entre lá e São Pedro.

Dois meses depois, estou aqui. Me acostumando à nova rotina. Me divertindo, mesmo sem ir em festas. Morando em Barão Geraldo durante a semana e pegando a casa dos outros emprestada de sábado e domingo.

E, me perguntam, que diabos eu quero fazer com Lingüística? Bom... Acho que quem acompanha este blog há quase dois anos já deve ter percebido que dentro desta autora existe uma alma cigana que não se preocupa com mudanças e tampouco se enche de planos a longo prazo. Prefiro seguir o lema do A.A.: Um dia de cada vez.
Uma boa forma de dizer "Não sei e não quero sabê-lo".
Mas, como sempre, estou amando muito tudo isso.

Nenhum comentário: