segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

[And the Oscar goes to...]

Pois bem, ontem finalmente foi o Oscar. Como esta que aqui vos escreve tem a tradição de acompanhar religiosamente a entrega de prêmios pela TV todos os anos, desta vez não poderia ser diferente. O único problema foi conseguir encontrar uma casa que tivesse o único canal (da Sky) que transmitisse a entrega.
Mas lá fui eu, pequena fissurada, acordar às 6 da manhã, levar o Ju para o McDonald's em Ashburton e depois seguir para a fazenda, onde eu e a mãe ficaríamos de plantão vendo a entrada das celebridades pelo tapete vermelho.

No fim a entrega propriamente dita demorou séculos para começar e, só depois que eu voltei com o Ju do McDonald's, fomos descobrir que o único canal da Sky que ia passar a entrega não pegava na casa da mãe.
O jeito? Invadir a casa do vizinho, acordar a única moradora presente, alojar-se no sofá e ficar lá, torcendo e fazendo dancinha Bollywood toda vez que Slumdog Millionaire ganhava um Oscar.
Apesar de termos perdido os primeiros prêmios, chegamos exatamente na hora em que iam anunciar o vencedor de Melhor Ator Coadjuvante (em que eu, nada secretamente, torcia por Heath Ledger).

Eu bem que gostaria de comentar todos os vencedores, mas visto que não assisti a maior parte dos filmes (melhor dizendo, só assisti Dark Knight e Slumdog Millionaire), não acho justo.
Mas vou comentar alguns, de qualquer forma.

- Melhor Atriz Coadjuvante: Penélope Cruz
Já faz algum tempo (desde que descobri a existência de uma atriz chamada Penélope Cruz) que eu não gosto da Penélope e não a considero uma atriz talentosa. Sem contar que é sem graça nenhuma, tem um sotaque horrível e fala entre os dentes. Em outras palavras, teria ficado muito mais feliz com o Oscar para Marisa Tomei.

- Melhor Ator Coadjuvante: Heath Ledger
Alguns podem dizer que seria melhor ter dado o Oscar a outro ator, afinal de contas o Heath já morreu, mesmo, e já levou todos os prêmios este ano, não precisaria de um Oscar. Mas a minha torcida por ele foi enorme, quase tão grande quanto nos anos em que o Johnny Depp concorre, e fiquei absurdamente feliz por este Oscar. Heath Ledger deu uma cara totalmente nova para o Coringa, e o fez com uma maestria que fez este personagem ser "o" personagem, aquele pelo qual Heath Ledger vai ser lembrado daqui a muitos e muitos anos. Totalmente merecido e quase chorei junto com todo mundo no Teatro Kodak.

- Melhor Canção Original: "Jai ho", Slumdog Millionaire
Para quem gosta ou para quem não gosta de música oriental, a trilha sonora de Slumdog Millionaire é a melhor, não tem jeito. Tanto é que, das três músicas concorrendo a esta categoria, duas eram do mesmo filme. Merecido, sim, e fiz a dancinha Bollywood com muito gosto neste Oscar.

- Melhor Ator: Sean Penn
Eu sempre disse que um dos poucos atores que poderiam ganhar o Oscar do Johnny Depp sem me deixar com a vontade que tenho de matar o Daniel Day Lewis era o Sean Penn. Ele é bom, sempre foi, sempre vibrei com ele na tela e achei este Oscar bastante merecido (e bastante previsível, também, já que a Academia adora premiar atores vivendo personagens reais).

- Melhor Atriz: Kate Winslet
Esta sim foi uma categoria disputada. Kate Winslet, Meryl Streep, Anne Hathaway e Angelina Jolie (e a tal da Melissa Leo, de quem nunca eu tinha ouvido falar), todas muitíssimo bem em seus respectivos papéis (o que, no caso da Meryl Streep, não é nenhuma surpresa... a mulher fica bem até quando canta, dança, sapateia e toca viola em Mama Mia!). A Kate mereceu, mas não mais do que qualquer outra na categoria teria merecido. Mas fiquei feliz de qualquer forma.

- Melhor Direção e Melhor Filme: Danny Boyle, Slumdog Millionaire
A Academia resolveu voltar a premiar o mesmo filme nestas duas categorias. Achei bom, uma vez que é um tanto contraditório de outra forma. E tanto o Danny Boyle quando Slumdog Millionaire mereceram muito este Oscar. Danny entra para a família dos grandes diretores de Hollywood e Slumdog Millionaire coloca a Índia em destaque no mundo (com ajuda da tal novela que está passando no Brasil). Como já disse, este é um filme que recomendo a todo mundo, porque é definitivamente muito bom.


Fato foi que pela primeira vez em muitos anos eu fiquei quase totalmente satisfeita com a premiação (o "quase" se devendo à Penélope Cruz). Meus preferidos ganharam, fiz a dancinha Bollywood cinco vezes (perdemos os 3 primeiros Oscars) e Heath Ledger é definitivamente o melhor ator deste ano.

Nenhum comentário: