quarta-feira, 20 de agosto de 2008

[Alguns fatos sobre os Kiwi-People]

1 - Eles cozinham mal. Não que seja exatamente culpa deles, afinal são herdeiros dos notoriamente péssimos cozinheiros ingleses. Mas cozinham mal. E o pior: mesmo cozinhando em casa, nossa comida não fica a mesma coisa da comidinha-brasileira-nossa-de-cada-dia. O sal não salga, o açúcar não adoça, a carne não tem gosto. Tomate aqui só não custa mais caro do que alho (Tomate NZ$7,00/kg x NZ$13,00/kg Alho), o que altamente invibializa o bom tempero das coisas. Até que com um certo esforço dá para se temperar decentemente alguma comida. Então entra o segundo problema: Os fogões não esquentam. Não que isso seja uma máxima, mas a grande maioria dos fogões aqui são elétricos, e fogões elétricos podem ser bonitinhos e superfáceis de limpar, mas no quesito "esquentar" ele perde e feio para o bom-e-velho fogão a gás.
Tudo isto nos leva ao segundo fato sobre os Kiwis, que é...

2 - Eles comem mal. Torradas com geléia, bacon e ovos no café da manhã é a melhor refeição que eles têm ao longo do dia. Almoço? Um lanchinho com queijo-e-bacon tá ótimo. Jantar? Qualquer coisa bastante gordurosa e com bacon tá ótimo para eles. Não é à toa que eles estranham quando vêem a brasileirada aqui comendo pratada de arroz com feijão no almoço.
Por outro lado, eles têm uma variedade incrível de porcarias fáceis de cozinhar. Feijão e macarrão em lata, legumes congelados, comidas congeladas e enlatados em geral... Isso não pode faltar na geladeira de um legítimo Kiwi.

3 - Eles bebem muito. Não sei se andei tendo maus exemplos de Kiwis por aqui, mas pelo que conheço, eles bebem muito. E muito. Cerveja e Bourbon (que é uísque com coca-cola em lata) são os campeões de vendas aqui. E como vendem...

4 - Eles têm um sotaque terrível. Sério, chega ao ponto dos próprios nativos de lingua inglesa não conseguirem se comunicar com os Kiwis! Toda e qualquer palavra que possua o som "e" ou "é" é automaticamente substituído por "i". Assim, "egg" vira "ig", "ten" vira "tin", "stain" vira "stin". além disso, eles têm algum tipo de influência mineira que faz com que eles cortem as palavras de uma frase no meio. Para que dizer "Would you please give me the butter?" se você pode dizer "Woo ya plees gimme the butt?".

5 - Eles são pacientes, amáveis e prontos para ajudar. Claro que estou generalizando, mas tudo o que disse até agora é baseado exclusivamente nas minhas experiências por aqui. Mas eles têm uma paciência sobrenatural conosco, pobres brasileiros que não nasceram falando inglês. Falam devagar, repetem mil vezes se for preciso, explicam quando a gente não entende. E se apaixonaram profundamente pelo modo de vida brasileiro, as amizades, as noções de família. O que, a propósito, nos leva ao próximo item:

6 - Eles têm uma noção totalmente diferente sobre relacionamentos. "Ficar" aqui é absolutamente comum. Mas beijo na boca é algo extremamente íntimo e sério. As mulheres nos pubs dançam em cima das mesas, se esfregam nos homens e tiram a roupa, mas necas de beijo na boca. Outro dia um casal amigo nosso se beijou no pub e os kiwis ficaram olhando como se fosse coisa de outro mundo.
As amizades aqui são mais frias, mais distantes. O mesmo vale para a família. Outro dia morreu o avô do gerente aqui da fazenda e ele nos contou como se estivesse falando da rotina no trabalho. Tipo: "Amanhã você tomam conta do shed direitinho, pegam as vacas lá no pasto, milkam elas porque eu tenho o enterro do meu avô para ir, tá?".
Nós, pobres e humildes latinos, ficamos sem entender nada.

Tudo bem, somos raças inferiores, nem tentaremos entender...

Mas verdade é que estou amando muito tudo isso.


3 comentários:

Caranguejo Excêntrico disse...

Não sei por quê, mas me identifiquei pra caramba com o item 3 sobre os kiwis...

MaFê e Rodrigo disse...

Em defessa do nosso Kiwi-dad Bre(i)nt, ele me contou no dia que o avô dele morreu e estava suuper chateado...deu até dó...mas não tem aquela história de abraçar e consolar; contato físico é estranho..Até hj ele acha graça qdo beijo o Rô!

Anônimo disse...

Os espanhois cozinham muito mal