terça-feira, 19 de agosto de 2008

[Sheep na Cidade Grande]

Postado originalmente em 18/08/08

Eis aí aquelas que, junto com os kiwi-birds, o rubgy e a folhinha-que-eu-não-sei-como-chama, é um dos maiores símbolos da terra dos Kiwis. Ou das ovelhas. Enfim.

Dizem que há alguns anos havia cerca de 4 ovelhas para cada habitante do país. Agora a criação de ovelhas está perdendo espaço para as vacas. Como disse a Dawn (nossa "kiwi-mom"), antigamente se andava nas estradas e dava para contar "Ovelha, ovelha, ovelha, ovelha... Oh! Olha! Uma vaca! Uma vaca! Ovelha, ovelha, ovelha...", mas que de uns anos para cá tem sido "Vaca, vaca, vaca, vaca... Oh! Olha! Uma ovelha! Uma ovelha! Vaca, vaca, vaca...".
Também há as criações de lhamas, alpacas (umas primas menores das lhamas) e veados, mas é bem raro de se ver.

As ovelhas são famosas aqui por serem uns dos seres mais estúpidos do Universo. Tenho minhas dúvidas, porque a concorrência humana está ferrenha. Mas ainda assim, fato é que um dos esportes mais divertidos é passar ao lado de um pasto cheio de ovelhas tranqüilas e pastantes e dar uma daquelas buzinadas legais. É um Deus-nos-acuda geral, ovelha correndo pra tudo quanto é lado, desesperadas, coitadas.
Para mim, isso faz elas serem muito mais inteligentes do que as vacas, que se você buzina, ficam olhando para a sua cara tentando entender quem é você, o que está fazendo e qual o sentido delas estarem mastigando pela quarta vez o mesmo bolo de capim.

Nessa época do ano tanto as ovelhas quanto as vacas estão dando cria, então é comum passar pelos pastos e ver os carneirinhos pulantes atrás de suas mamães. Outro dia estava eu tomando uma cerveja com a Érica em Hororata (uma micro-cidade aqui perto) e observando as ovelhas e seus filhotinhos no pasto em frente. Os carneirinhos vinham pulando para mamar, enfiavam as cabeças nas tetas das mamães e abanavam os rabos tão freneticamente que mal conseguiam se manter firmes mamando. Sério, como cachorrinhos. Coisa mais fofa do mundo!

Já as vacas não ficam com seus bezerrinhos, que são separados desde o nascimento para não beberem muito do precioso leite de suas mamães. Sem contar que eles só ficam com as fêmeas, os bezerros machos ficam esperando por uma semana, mais ou menos, para ver se alguém quer comprar. Se ninguém quer, eles matam todos.
Sim, triste e desumano.
Mas a Drica (que mora aqui com a gente) adotou um dos bezerrinhos, que nasceu de olhos azuis. Assim que ele tiver tamanho suficiente, vem para o nosso quintal virar o nosso pet. Chama Ralf (o mesmo nome do meu lobo em pele de cordeiro, mas juro que o meu veio antes).

Enfim, já discorri o suficiente sobre ovelhas, vacas e kiwis em geral.
See you soon! ;)

Nenhum comentário: