quinta-feira, 21 de agosto de 2008

[Uma Palavra Sobre os Kiwi-Birds]


[Simpáticos e Amistosos. Mas afinal, quem são estes tais Kiwi-Birds?]

Lembro da primeira vez em que ouvi falar sobre uma espécie de ave que existia num tal país chamado Nova Zelândia, lá pras bandas da Austrália, chamada de Kiwi. Era em um Atlas Ilustrado colecionável da revista Disney Explora. Tinha um adesivinho com este tal pássaro-com-nome-de-fruta para colar naquela ilha-do-lado-da-Austrália.
Tinha também algumas curiosidades, como por exemplo: os Kiwis são as únicas aves que possuem as narinas na ponta dos seus longos bicos, que eles usam para conseguir encontrar bichinhos apetitosos no meio da terra.
Após muito tempo, quando eu tinha mais ou menos uns 15 anos, fui com meus pais a um museu ornitológico (que eu esperava que estivesse cheio de ornitorrincos, mas não foi o caso...) e havia, dentro de uma proteção especial de vidro, um tal desses Kiwis empalhado. Ele era pequeno, mais ou menos do tamanho de um pintinho meio crescido.
Assim se passaram mais alguns anos. Muita coisa aconteceu, eu comecei a namorar, mudei de cidade, mudei de novo, fiz quatro meses de faculdade de cinema, desisti da faculdade, continuei com o mesmo namorado. Até que um dia aconteceu do irmão dele resolver ir para o tal país-perto-da-Austrália para trabalhar. Alguns meses depois, o Ju (meu namorado) decidiu também seguir por aqueles caminhos. E eu fiquei sozinha pelas terras tupiniquins por mais alguns meses.
Enfim eu aportei na Terra dos Kiwis, aquelas avezinhas do tamanho de pintinhos com narinas na ponta do bico. Certo, certo... Então agora vamos conhecer estas tais avezinhas. Um tipo zoológico em Christchurch, lá vou eu conhecer os pintinhos de longos bicos com narinas na ponta e... PERAÍ! O que são estas galinhonas enormes, gordas e desengonçadas com longos bicos e pernas compridas??? Essas coisas são os tais Kiwis???
Altamente decepcionada, volto para casa. Tudo bem, sem problemas... Eu supero.

[Quê? Eu cruzei o mundo inteiro para ver ISSO???]

Agora sim, a curiosidade curiosa sobre os Kiwis: eles não simplesmente são um símbolo da Nova Zelândia. Eles são simplesmente o único verdadeiro símbolo da Nova Zelândia. Não é à toa que os próprios neozelandeses se chamam de Kiwis.
Eles têm uma verdadeira obsessão pela tal galinhona marrom (existe cor mais sem graça do que marrom?) desengonçada com longos bicos e pernas compridas. Só para se ter uma idéia, no tal zoológico onde minha ilusão foi desfeita eles ficam em uma casinha de madeira completamente isolada do resto, climatizada, com sons e cenário do hábitat natural, escura (porque eles são animais noturnos) e cada pessoa que entra é obrigada antes a passar por um corredor escuro para se acostumar e ser capaz de enxergá-los. E é proibido tirar fotos, filmar, gravar sons, tocar os animais, falar alto ou fazer qualquer barulho muito alto que possa assustar os tais bichões.
Ou seja, são tratados quase como deuses.

Sim, eu me divirto muito por aqui...

5 comentários:

Anônimo disse...

Well done for this wonderful blog.

Legeb disse...

Tenho que dizer que fiquei chocado.
Primeiramente porque meu nome não é citado no vai-e-vem da sua vida. Como assim? *dá uma de Bruno* E segundo, porque eu não sabia da tua decepção. Até achei que tinha adorado-os, por causa da empolgação em ter o cartão de crédito com uma imagem dele encrustrada, e que ainda ia, através deste, ajudar a associação que cuidava deles (?).
Mas enfim...
Ainda acho-os mais que graciosos *___* E únicos, OI! Super conservada a espécie...
E acho que a primeira e única vez que vi um kiwi ao vivo foi num museu de zootecnia, aos 9 anos.
Bah! Casquei-me com a tua esperança de encontrar ornitorrincos num centro ornitológico XP~~~~

Beijos,

Mariana Leutwiler disse...

ah... são até que simpáticos... :D

Jordana disse...

Kiwi.. prefiro a fruta.. é mais graciosa. ;D

beijos ;*

Caranguejo Excêntrico disse...

Hum. Decepção compreensível. Mas eles parecem simpáticos, pelo menos...