segunda-feira, 23 de agosto de 2010

[Ich liebe Deutsch]

Porque neste semestre finalmente comecei minhas tão esperadas aulas de alemão. E eu amo, amo, amo, amo.
E como tudo o mais que eu amo, aconteceu de repente. Em um momento, alemão era apenas mais uma língua. Agressiva, estranha, conhecida por mim apenas pelas gravações dos discursos de Hitler. Até que houve o momento seguinte.

Lembro como se fosse ontem. Eu conversando com um amigo virtual. "Preciso conhecer mais bandas", eu disse, "Estou enjoada das que conheço". "Ouve esta música, então", diz meu amigo, me enviando um arquivo.

Era Rammstein. "Eins... zwei... drei... vier... funf... sechs... sieben... acht... neun" e pronto. Eu caí de amores. Deste dia em diante Rammstein nunca mais saiu do meu MP3. E é a única banda cujas músicas eu não consigo escolher. Pego todas, coloco no MP3 e torço para caber as de outros artistas no que sobrar dos 4Gb.

Mas meu momento de paixão ocorreu há 7 anos, mais ou menos. E só agora, finalmente, eu comecei a ter aulas de alemão. Como currículo na faculdade. De graça.
Com professora alemã autenticada em cartório. Norma Wucherpfennig. Conseguir pronunciar o sobrenome dela é minha próxima meta.

Por que alemão? Não vou negar: uma língua agressiva e estranha. E difícil, devo acrescentar. Mas é ao mesmo tempo poética, melodiosa e expressiva como nenhuma outra. Dizem os boatos - e eu em boa parte concordo - que alemão é uma língua que possibilita entendimento mesmo quando o interlocutor não sabe uma única palavra. Suas palavras, sua entonação, sua musicalidade permitem, com certo esforço, que seja compreendida.

E poética. Goethe e seu Faust que o digam.

A língua da filosofia, da música, da expressão. Do expressionismo.

A língua de Mozart, Chopin, Beethoven, Wagner, Nietzsche, Freud, Einstein, Murnau, Klaus Kinski, Herzog. Além do já citado Goethe e de Kafka, que era tcheco mas escrevia em alemão. Tudo o que um dia ainda vou ler no original.

E uma língua para a qual eu sinto uma facilidade natural. É difícil, dificílima, mas é como se eu já conhecesse todas as palavras, entendesse a gramática, soubesse com os fonemas. Tudo só esperando para acordar na minha cabeça.

Por isso e por motivos que só ouvindo Rammstein ou Lacrimosa consigo entender é que Ich liebe Deutsch.

Nenhum comentário: